.comment-link {margin-left:.6em;}

O VOAR DA GAIVOTA

SOU UMA GAIVOTA QUE VOA LONGE NO MAR DOS MEUS PENSAMENTOS, SOU UMA GAIVOTA SOLTA, EM BUSCA DA VIDA, EM BUSCA DE MEU NINHO, DO MEU SOL , MEU MAR.... SABRINE ISPOLADORE- ESCRITORA, ESTUDIOSA E CONSULTORA EM RELACIONAMENTOS HUMANOS. ESPECIALISTA EM COMPORTAMENTOS MASCULINOS.

Minha foto
Nome:
Local: RIBEIRAO PRETO, SÃO PAULO, Brazil

BEM , SOU DE RIBEIRAO PRETO , SOU UMA TRANSEXUAL , UMA PESSOA INTELIGENTE, VAIDOSA, UM POUCO PREPOTENTE , CARINHOSA , OBSERVADORA, DESCONFIADA,CULTA, AMIGA, MINHA FINALIDADE AQUI É FAZER AMIGOS, E MOSTRAR UM POUCO DO QUE SOU E DO QUE PENSO. FONE (16) 991073374

sábado, agosto 27, 2005

FLORBELA ESPANCA UMA MULHER DON JUANISTA

FLORBELA DE ALMA DA CONCEIÇÃO ESPANCA, NASCEU EM VILA VIÇOSA (ALENTEJO), A 8 DE DEZEMBRO DE 1894 E FALECEU, TALVEZ POR SUICÍDIO, EM MATOSINHOS, NA MADRUGADA DE SEUS 36 ANOS, EM 1930, DEPOIS DE UMA TERCEIRA TENTATIVA INFRUTÍFERA DE FELICIDADE CONJUGAL.FEZ O CURSO SECUNDÁRIO EM ÉVORA, TRANFERINDO-SE DEPOIS PARA LISBOA, COM O OBJETIVO DE FAZER O CURSO DE DIREITO. ENTRETANTO, DEVIDO AOS DESAJUSTES CONJUGAIS, NATURALMENTE EM RAZÃO DE CONFLITOS PSICOLÓGICOS, GRAVES,(PELO QUE DEPREENDEMOS DE SUA POESIA, EM QUE SE OBSERVA EXPLOSÕES ERÓTICAS E CUJO O FREQUENTE SENSUALISMO TRANSCEDE O RAMERRÃO DOS PRECONCEITOS DA SOCIEDADE EM QUE VIVEU),NÃO CONSEGUIU CONCLUIR QUALQUER CURSO, RECOLHENDO-SE A MATOSINHOS, FINALMENTE, PARA ISOLAR DO MUNDO COM O QUAL NÃO SE AFINAVA.
A PROPÓSITO FLORBELA ESPANCA PODE-SE FALAR PERFEITAMENTE EM DON JUANISMO FEMININO, APROXIMANDO-A DOS GRANDES SONETISTAS DA LÍNGUA(CAMÕES,BOCAGE, ANTERO), EMBORA DESSES, DIFIRA NUMA SÉRIES DE PONTOS(RESULTANTES NO GERAL, DE SER MULHER E, POR ISSO , CANTAR APENAS O AMOR),SEU SENSUALISMO DESCONHECE GRILHÕES E LIMITES, E ESPRAIA -SE,CÁLIDO E FRANCO NO MAGMA DOS POEMAS;SEU EROTISMO SUPERA AS HIPOCRISIAS E AS CONVENÇÕES PEQUENO-BURGUESAS, E CUMPRE-SE DIRETO E NATURAL, LIVRE DE QUALQUER INTELECTUAÇÃO OU MENTALIZAÇÃO DEFORMADORA.TEM VÁRIOS PONTOS, QUE FLORBELA ESPANCA EU NOS PARECEMOS , NA SUA LUTA CONTRA HIPOCRISIA HUMANA E POR GOSTAR DE QUEBRAR TABÚS.PODER ABRIR O LEQUE E MOSTRAR PARA ESSES PEQUENOS-BURGUESES , ESSES NOVEAU RICHÊS, QUE O MUNDO É MUITO MAIS QUE OLHAR PARA SEU PRÓPRIO UMBIGO.
AQUI VAI UMA POESIA DESSE INOVADORA MULHER:

A NOITE SOBRE NÓS DEBRUÇOU...

MINHA ALMA AJOELHA, PÕE AS MÃOS E ORA!

O LUAR , PELAS COLINAS, NESTA HORA,

É A ÁGUA DUM GOMIL QUE SE ENTORNOU...

NÃO SEI QUEM TANTA PÉROLA ESPALHOU!

MURMURA ALGUÉM PELAS QUEBRADAS FORA....

FLORES DO CAMPO, HUMILDES, MESMO AGORA,

A NOITE, OS OLHOS BRANDOS, LHE FECHOU...

FUMO , BEIJANDO O COLMO DOS CASAIS...

SERENIDADE IDÍLICA DE FONTES,

E A VOZ DOS ROXINÓIS NOS SALGUEIRAIS...

TRANQUILIDADE....CALMA...ANOITECER...

NUM ÊXTASE, EU ESCUTO PELOS MONTES

O CORAÇÃO DAS PEDRAS A BATER....